Seja bem vindo(a)

Se não encontrou o que estava procurando sobre manutenção, envie sua pergunta que responderemos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Embreagem sem segredo

Qual é a função da embreagem?
A função básica da embreagem é a de absorver as variações bruscas de torque do motor, gerando maior conforto para o motorista durante a mudança de marchas, sem a embreagem a troca de marchas seria muito difiçil, para alguns motoristas seria impossivel. 
O que causa a dificuldade de engatar as marchas?
A dificuldade é causada pela oxidação ou pela falta de lubrificação das estrias do disco de embreagem, por isso na montagem do kit de embreagem deve-se fazer uma boa limpeza no eixo piloto para façilitar o deslocamento do disco sobre o mesmo. Para que haja um perfeito desacoplamento entre o motor e o câmbio, o disco precisa correr livremente no eixo piloto, e caso encontre alguma dificuldade vai tornar o engate das marchas muito mais dificil. A oxidação ou a falta de lubrificação interferem no deslocamento do disco, dificultando o engate das marchas, use um bom lubrificante na montagem do disco no eixo piloto, sem exageros para não derramar sobre o disco e platô causando deslisamento do conjunto. 
Dicas para melhorar a vida útil da embreagem do seu veículo 
* Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marchas.
* Nunca dirija com o pé apoiado no pedal da embreagem, pois isso acelera o processo de desgaste do conjunto de embreagem e voce terá que trocá-lo antes do previsto que geralmente ocorre aos 80.000KM, consulte o manula do fabricante do veiculo.
* Numa rampa, nunca segure o veiculo utilizando a embreagem como freio.
* Evite ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo.
* Evite acionar e desacionar bruscamente a embreagem, como, por exemplo, para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor.
* Evite arrancadas bruscas. Inicie a marcha suavemente, seu carro agradeçe.
* Saia sempre em primeira marcha, é a mais forte das marchas avante e deve ser usada para tirar o veiculo da inerçia.
* Evite reduzir a velocidade freando ou desacelerando subitamente o motor, planeje sua parada sempre que possivel, assim voce para o veiculo e não causa desgaste prematuro da embreagem. Abaixo as peças que compõe a embreagem do seu carro.



domingo, 29 de maio de 2011

Injeção Eletronica

A cada 40 mil quilômetros, ou de acordo com manula do fabricante do veiculo, deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor. Quando o injetor começa a falhar voce pode perceber que o motor funciona "quadrado", fica irregular e começa a avisar que precisa de manutenção, então ra prevenir quebras é bom mandar efetuar a limpeza dos injetores de combustivel antes que voce tenha uma surpresa na estrada. Mas, cuidado com a picaretagem das oficinas, exija que seja feito a limpeza com a maquina de ultra-som. Abaixo tem o simbolo que indica falha no sistema eletronico do veiculo, este sinal luminoso não pode ficar acesa com o motor em funcionamento.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Filtro de Combustivel

O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros, veja o manual do fabricante do seu veiculo para maiores detalhes. Verifique também a correias dentada, do alternador, da bomba d'água, da bomba da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros ou de acordo com instruções do fabricante do veiculo. Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas. Não deixe que seu carro quebre para depois levá-lo a uma oficina, pois a manutenção preventiva é mais barata que a corretiva. Também não caia na conversa de qualquer um e coloque as peças mais baratas do mercado, sempre que possivél compre peças na concessionaria, pois la voce tem a segurança que esta comprando peça genuina e tem a garantia de fabrica.

sábado, 21 de maio de 2011

Sistema de freios

O primeiro passo a se observar é o nível do fluido de freio, nunca deixe o fluido muito baixo, pois os freios podem falhar casso isso aconteça. Fluido muito baixo pode indicar desgaste excessivo das pastilhas e lonas de freios, pois com o desgaste das mesmas os cilindros de acionamento devem ser enchidos com o fluido causando nível baixo no reservatório. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros, ou de acordo com o manual do fabricante do veiculo. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos. Nunca deixe que sejam retificados os discos de freio, pois com a famosa retifica eles perdem eficiência e resistência. 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vai viajar nas ferias? Faça o checkliste evite surpresas

Devemos adotar precauções para ter uma viagem segura e confortável. A primeira providência é fazer uma vistoria geral no veículo, leve em uma oficina de sua confiança.
Confira os seguintes itens:

1. Nível do óleo,
2. Nível da água da bateria,
3. Parte elétrica,
4. Calibragem dos pneus (não esqueça do estepe),
5. Itens obrigatórios de segurança,
6. Validade do extintor de incêndio.
7. Macaco, triângulo e chave de roda.
8. Lâmpadas e setas - estão funcionando?
9. Água do radiador e aditivo.
10. Fluido de freio e eficiência do mesmo.
11. Encher o tanque de combustível.
12. Encher o depósito de água do limpador de pára-brisa e verificar a paleta do limpa-vidros
13. A documentação está em dia (DUT, IPVA, Seguro Obrigatório)?
14. É sempre bom levar uma lanterna, prefira aquelas com LED e recarregavel e um Guia 4 Rodas com as principais estradas, restaurantes, hotéis, pousadas, postos de polícia rodoviária, etc..
15. Kit de primeiros socorros, para o caso de algum pequeno ferimento.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rodagem do veiculo


O tipo dos pneus que equipam o seu veículo devem obedecer à indicação que o fabricante indica e que está escrito no manual do proprietário. A cada duas semanas, ou antes de pegar a estrada, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas, geralmente coladas na porta do motorista, onde tem a fechadura, lado da carroçaria. Verifique também o estepe e calibre-o para não ter surpresa caso precise dele. O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas, o que pode causar vazamento de ar. O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras T.W.I (Trade Wear Indicator) impressas na lateral deles, são atingidas.
Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção para evitar desgaste prematuro dos pneus. Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente. Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, mantendo assim a borracha do pneu rodando sem prejudicá-la . As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus, isso é indispensável para a durabilidade dos pneus.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Suspensão

É preciso fazer uma revisão completa da suspensão do seu veiculo a cada 40 mil KMs ou de acordo com o manual do fabricante do veiculo, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas e etc. Os amortecedores devem ser trocados nessa mesma revisão. Um teste simples para testar seus amortecedores, pressione o carro para baixo com as mãos, ele deve subir uma vez e parar, se ele ficar subindo e descendo os amortecedores estão danificados e somente as molas estão sustentando o peso da carroceria.

Ar-condicionado

A pressão do gás refrigerante do ar-condicionado deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros. Ligue o equipamento pelo menos uma vez por semana para manter suas peças lubrificadas e evitar danos ao compressor do ar-condicionado, mangueiras e etc. Esqueça o mito de que ar ligado é consumo aumentado, na estrada pelo menos com o ar ligado ou os vidros abertos, prefira o ar-condicionado que além de confortavel diminui o consumo do veiculo porque evita o atrito do vento contrario. Ligue o ar-condicionado e curta a viagem.

domingo, 15 de maio de 2011

Pegadinhas

Quando você parar no posto e o frentista aproximar todo solicito querendo olhar o nivel do oleo do seu motor, agardeça e não deixe, porque o oleo do motor somente dever ser verificado depois que o motor estiver de 5 a 10 minutos desligado, porque assim todo o oleo que esta na parte superior do motor ja escorreu de volta para o cartér possibilitando a correta verificação do nivel do oleo. Para uma boa verificação do nivel do oleo, faça como rotina, verificar todo dia pela manhã antes de dar a partida no motor, nessa hora o motor esta frio e todo oleo se encontra no poço do cartér.
Mantenha sempre o veiculo em local plano antes da verificação do nivel do oleo.

Meu Carro

Eu postarei aqui periodicamente dicas de manutenção de veiculos e motores Cummins, o que fazer para dar partida, como economisar combustivel, como evitar desgaste prematuro do seu veiculo/motor, como se comportar diante do "mecanico", como as verificaçoes diarias ajudam voce a economisar com a temida manutenção corretiva.
Caso queiram saber algum tema especifico, podem escrever que postarei aqui a resposta de qualquer duvida que tenha. Este blogue é bom, principalmente, as mulheres que muitas vezes não sabem como verificar diariamente a saude do seu veiculo.