Além de amortecer, junto com as molas, os impactos que a roda recebe, ele também evita que as rodas oscilem livremente, num movimento descontrolado.
Como um amortecedor envelhece?
Durante a sua vida útil, um amortecedor é submetido a milhões de oscilações, com elevados esforços e atritos entre seus componentes móveis.
Essas oscilações mecânicas geram fadiga nas molas e desgaste nos pistões, tubos de pressão e nos selos que mantém o óleo do interior do amortecedor vedado.
Com o desgaste, a vida útil do amortecedor é limitada, tornando-o "sem ação".
É nessa hora que ele deve ser substituído, garantindo a segurança e a própria vida do usuário do veículo.
Como saber a hora de trocar o amortecedor?
Quando você tiver a sensação de estar dirigindo em ruas esburacadas, chegou a hora de trocar os amortecedores.
Isso acontece porque, quando um amortecedor está gasto, suas molas se comprimem e se distendem quase livremente, causando essa sensação.
Qual é a durabilidade de um amortecedor?
A vida útil de um amortecedor depende muito do veículo e de suas condições de uso, do tipo de estrada que o veiculo roda.
Se trafegar em locais adequados e receber os devidos cuidados, um amortecedor pode durar mais de 30.000 Km.
Caso contrário, pode durar apenas 10.000 Km.
Um amortecedor recondicionado é confiável?
Não, nunca, jamais. Para que um amortecedor envelhecido volte às suas condições originais, seria necessário substituir quase todos os seus componentes.
Infelizmente, na maioria das vezes, esse não é o procedimento adotado. Amortecedor recondicionado não dura e nem da a segurança de um amortecedor novo.
O óleo do interior do amortecedor (desenvolvido exclusivamente para esse fim) é substituído por óleo de motor ou de câmbio, que, por ter mais viscosidade, dá a impressão de que o amortecedor ficou mais "forte", isso acaba enganando muito gente, que acreditando que por ser mais forte o recondicionado é melhor que o novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário