Seja bem vindo(a)

Se não encontrou o que estava procurando sobre manutenção, envie sua pergunta que responderemos.

domingo, 24 de julho de 2011

Cuidados com os freios

O freio exige uma série de cuidados para funcionar perfeitamente. Essa reportagem do Bom Dia Minas, jornal local da rede Globo, dá uma série de dicas ilustradas sobre o bom cuidado com esse equipamento mais que fundamental.
A primeira coisa é observar, de preferência num mecânico ou loja especializada, o estado das lonas traseiras e das pastilhas, que vão nas rodas dianteiras. Muitos carros usam pastihas nas 4 rodas, o que torna a frenagem mais eficiente. 
As pastilhas duram em torno de 40.000 km. Claro que se dirigir como um piloto de Fórmula 1, a duração é bem menor. De toda forma, é um número para se ter em mente.
Deixar a pastilha gastar até o final pode aumentar seu custo coma manutenção do sistema de freio, porque vai desgastar também os discos de freio. Se isso acontecer, nem pense em fazer a chamada "retifica do disco", que consiste em tornear o disco até aplainar as saliências deixadas pelo desgaste.
Essa prática não é recomendada pelas montadoras, pois pode comprometer a vida útil dessa peça e ameaçar sua segurança, alem de deixar a direção muito perigosa na hora da freada brusca do veiculo.
O fluido também é importante. Deve ser trocado a cada 12 meses, porque perde suas características originais, use somente fluido de freio recomendado pelo fabricante do veiculo, nunca use aquele que um sabidinho indica.
Por isso, de acordo com o expert, só complete no caso de algum pequeno vazamento para que voce chegue até sua oficina de confiança, mas se este vazamento compromete a frenagem chame o reboque, é mais seguro, completar o fluido não é o adequado. O certo é trocar tudo anualmente.
Para preservar os freios, as dicas: evite frenagens bruscas, exceto se forem mesmo necessarias, descidas com o carro em ponto morto, além de aumentar o gasto de combustivél, o que falarei em outra hora, aumenta o desgaste do freio porque vai ter que ser usado muitas vezes mais, use a marcha reduzida para ajudar a segurar o veículo.
Também recomendamos que o freio de mão seja puxado com o veiculo em movimento para evitar o desgaste prematuro das lonas trazeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário